Dicas para encontrar a graduação ideal para você

Criado em 05/08/2021 às 18:05

Encontrar a graduação ideal nem sempre é uma tarefa fácil! Temos que lidar com a pressão de fazer a escolha certa dentre tantas opções de cursos e centros universitários e uma infinidade de aspectos a serem analisados.

Um dos pontos mais importantes nessa busca, e que parece até clichê, é o autoconhecimento. E se autoconhecer não é tão simples assim, já que raramente paramos para nos analisarmos. Para facilitar nesse processo, tente fazer uma lista incluindo:

• Suas qualidades e defeitos;

• O que gosta muito e o que detesta;

• Com o que tem facilidade e dificuldade;

• Quais as matérias que mais gosta e que não gosta.

Você vai perceber que várias dessas suas respostas podem ser refletidas na sua análise da futura profissão.

Além dessa etapa de autoconhecimento, separamos também outras 4 dicas para ajudá-lo a encontrar a graduação ideal. Confira!

 

Faça cursos online, assista a palestras e participe de workshops

 

Essa é uma ótima forma de você avaliar e testar assuntos pelos quais você tem interesse. Há diversas opções de cursos, palestras e workshops disponíveis online e gratuitamente, inclusive de universidades renomadas.

Teste e avalie o máximo possível: isso pode ajudar você tanto a descobrir novas áreas quanto a confirmar suas expectativas sobre um tema.

Outra opção é fazer algum curso técnico ou específico relacionado a uma parte da graduação que está considerando, que vai te permitir já ter algum contato prático com a profissão. Pode ser, por exemplo, sobre um software ou ferramenta utilizado.

 

Estude sobre o mercado de trabalho, a profissão e sobre a grade curricular do curso

 

As universidades costumam disponibilizar toda a grade curricular da graduação em seus sites, divididas entre matérias e períodos em que serão lecionadas. Leia esses programas com bastante atenção e avalie se é realmente o que deseja aprender.

Avalie, inclusive, diferentes cursos e compare-os entre si. Você pode descobrir opções que ainda não havia cogitado.

Também busque informações sobre como é o mercado de trabalho, as possibilidades de desenvolvimento profissional, faixa salarial e veja se as informações correspondem às suas expectativas.

Considere, ainda, as análises sobre as profissões do futuro e reflita sobre onde você se inseriria nesses novos cenários previstos.

 

Busque fazer visitas de campo para ver o trabalho na prática e conversar com profissionais da área

 

Sabe aquele amigo do amigo que trabalha na área que você está considerando? Então, converse com ele! Tente conhecer o máximo sobre a profissão com alguém que já atua nela.

Não conhece ninguém? Sem problema! Faça uma busca na internet e recorra a grupos e fóruns no Facebook e LinkedIn, por exemplo.

Outra dica valiosa é visitar seu possível local de trabalho e ver a dinâmica na vida real. Nada melhor para reafirmar ou minar um sonho que um choque de realidade!

 

Conheça as modalidades de ensino e veja qual se adequa a você

 

Tão importante quanto a graduação que você vai escolher, é a modalidade de ensino mais apropriada para os seus objetivos.

Se você gosta e acha que o contato pessoal é melhor, então a modalidade presencial ou semipresencial, que combina estudos online e presencial, pode ser sua escolha.

Mas se você precisa de mais flexibilidade de horários para conciliar outras atividades, por exemplo, a modalidade EAD, com cursos totalmente online, pode ser sua melhor opção.

Outra modalidade que vem ganhando bastante aceitação é a modalidade live, em que o aluno cursa online, mas assiste as aulas ao vivo, podendo interagir com o professor em tempo real.

Quer conhecer ainda mais sobre diferentes opções de graduação e modalidades de ensino? Visite nosso site ou entre em contato por um dos nossos telefones.