ALUNO DO IBTA É CONTRATADO PELA IBM DEPOIS DE PARTICIPAR DO CONCURSO "MASTER THE MAINFRAME"

Mercado de Trabalho  Criado em 07/01/2020 às 16:07

A proposta de ensino diferenciada do IBTA mais uma vez reforçou sua sintonia com o mercado. Nesta semana foi anunciada a contratação do aluno Arion Melkan, pela IBM. Arion participou da primeira etapa do concurso “Master the Mainframe” e ficou entre os 50 melhores do mundo.

“É com grande satisfação e orgulho que recebemos esta notícia. Mais de 1000 alunos participaram desta competição. Estar entre os 50 melhores e, posteriormente ainda ser contratado, é um excelente resultado”, ressalta o professor Milton Goya, orientador do aluno no projeto da IBM.

Sobre o “Master the Mainframe”

Este ano o Mainframe completou 50 anos de existência. O sistema é capaz de processar 100 mil servidores virtualizados, 50 bilhões de instruções por segundo e diversos sistemas operacionais em uma única máquina. Está presente em nosso dia a dia, por exemplo, por trás de toda transação no banco ou compra on-line, garantindo que o serviço chegue a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Na edição 2014, a competição teve como objetivo desenvolver os estudantes de cursos técnicos e superiores, com 16 anos ou mais, e contribuir para a formação e experiência destes futuros profissionais, além de estimular os estudantes que desejam ingressar na área de tecnologia.

O concurso é gratuito e dividido em três etapas eliminatórias e uma fase de pré-ambientação optativa, que prepara e apresenta o aluno à ferramenta mainframe e ao sistema operacional para que ele desenvolva as próximas fases.

Nesta última etapa, os participantes demoraram semanas, ou até mesmo meses, para concluir a eliminatória. Primeiro foram testados na execução de pequenas tarefas e desafios em conhecimentos básicos de TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility), adquiridos na ambientação. Depois, foram exigidas atividades mais complexas.

Deixe um comentário